BONITO – (MS)

CONHEÇA BONITO NO MS
Situada na região da Serra da Bodoquena, sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, distante 300 km da capital Campo Grande, encontra-se Bonito. Com população estimada pelo IBGE em 2003 de 18.000 habitantes, Bonito seria uma típica cidade de interior a não ser por um detalhe. Distribuídos ao redor da cidade, em um raio de apenas 50 km, estão vários rios de água cristalina que fazem deste município, um dos melhores destinos de ecoturismo de todo o país. Desde o início dos anos 90 Bonito tem se preparado para esta missão, a de atender o visitante, com qualidade equivalente à beleza de seus atrativos. Em meio a uma região de cerrado, à altitude média de 350 m do nível do mar, a paisagem é composta por pequenos morros recobertos de mata muito densa e permeada por pastagens onde se vê outra das principais fontes de economia da região, a pecuária de corte. Os atrativos para o visitante estão em fazendas, a grande maioria particulares, onde os proprietários investem alto na infra-estrutura de atendimento e visitação. Estes passeios são organizados pelas agências de turismo local e sempre acompanhados por um Guia de Turismo credenciado pela Embratur.
A agência de turismo Sucuri é uma dessas agências, e está pronta para atendê-lo muito bem oferecendo o que há de melhor em Bonito.

Por que conhecer Bonito?

Quem anda pelas estradas da região de Bonito (MS), mesmo sendo um observador atento, jamais imagina o que a mata densa do cerrado esconde dos olhos de quem passa ao largo. Os atrativos turísticos de Bonito são verdadeiras jóias da natureza! Rios de águas totalmente cristalinas, povoados de uma variedade enorme de vida, onde é possível realizar flutuação ou mergulho com cilindro. Em alguns deles são encontradas mais de quarenta espécies de peixes e inúmeras espécies de plantas compõe a paisagem sub aquática. Outros, formam cachoeiras belíssimas, que pela grande quantidade de calcário dissolvido em suas águas e sua conseqüente deposição sobre rochas, troncos e folhas, conferem à cachoeira um aspecto muito peculiar e interessante.

Como se não bastasse toda a beleza dos rios na região de Bonito e da Serra da Bodoquena, ainda existem as cavernas. Estas foram formadas há milhões de anos na rocha calcária. Algumas são inundadas, total ou parcialmente, acrescentando ainda mais beleza aos interiores ricamente decorados. Formações de espeleotemas como estalactites, cortinas, estalagmites e muitas outras, conferem a estes lugares o aspecto de verdadeiros santuários, são como catedrais góticas, que parecem ter servido de inspiração ao mais famoso arquiteto espanhol, Antonio Gaudí. Por este motivo, Bonito é um paraíso para o mergulho em caverna, cave divers e amantes de aventura.

As características geológicas e climáticas da região da Serra da Bodoquena são sem dúvida o fator contribuinte mais importante para a manutenção deste cenário. A rocha calcária, da qual é formada quase toda a Serra da Bodoquena, permeia por seu interior num complexo sistema hídrico, toda a água captada das chuvas, o que faz dissolver muito deste mineral nestes rios subterrâneos. Este excelente “sistema de tratamento” natural é o que mantêm os rios de Bonito sempre transparentes.

Bonito firmou-se no cenário nacional como um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, não só por sua ecologia e beleza dos atrativos turísticos mas também por sua organização e qualidade de serviços. Entre as principais atividades feitas pelos visitantes em Bonito destacam-se: os passeios de flutuação (snorkeling), as trilhas passando pelas cachoeiras, passeio de bote nos rios e o mergulho com cilindro que pode ser feito nos rios, lagos e cavernas. A rede hoteleira de Bonito conta com mais de 4.000 leitos entre hotéis e pousadas, com opções para todos os gostos e bolsos, como o Hotel Wetiga, o Eco-Resort Zagaia, o Hotel Marruá, o Hotel Águas de Bonito, Pousada Olho dágua, a rede internacional de Albergues da Juventude – o Bonito HI Hostel, que oferece aos seus visitantes qualidade, economia e interação com viajantes de diversos países em um só lugar, entre outras opções.

O cuidado com a natureza e a consciência de preservação se reflete na atitude de todos os envolvidos com atividades turísticas em Bonito. Desde o acompanhamento obrigatório de Guias de Turismo, até a criação de RPPNs, execução de Planos de Manejo e Estudos de Impacto Ambiental, percebe-se o comprometimento de toda uma comunidade com a guarda e conservação dos atrativos turísticos, jóias do cerrado, que são verdadeiros tesouros para futuras gerações.

A proximidade com o Pantanal torna possível aos turistas extenderem sua viagem e conhecer outro destino de ecoturismo brasileiro.

Os principais passeios de ecoturismo e aventura da região de Bonito são: Recanto Ecológico Rio da Prata, Rio Sucuri, Gruta do Lago Azul, Estância Mimosa Ecoturismo, Abismo Anhumas, Boca da Onça, Buraco das Araras, Rio do Peixe, Ceita Curé, Passeio de Bote no Rio Formoso, Aquário Natural – Baia Bonita, Arvorismo, Boia-Cross, Parque Ecológico Rio Formoso, Bonito Aventura, Balneário do Sol, Praia da Figueira, Fazenda San Francisco.

Programe-se para visitar Bonito, venha flutuar, mergulhar, andar a cavalo, observar, e a cada dia viva uma nova emoção!

Leia mais em: http://www.agenciasucuri.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: