Grutas e Cavernas em Bonito(MS)

Na região de Bonito as grutas mostram uma beleza rara porque estão na região de maior concentração de calcário do Brasil, na Serra da Bodoquena. O calcário é a substância denominada de carbonato de cálcio, utilizada na fabricação do cimento e de outros produtos.
Abismo anhumas bonito ms
Sendo o subsolo rico deste material, há muitas grutas e cavernas com rochas calcárias, apresentando muitas formações, os chamados espeleotemas: estalagtites, estalagnites, elegtites e cones. Além de tudo isso, a maioria das grutas são alagadas, têm no seu interior lagos com águas transparentes, variando de cores entre o azul e verde esmeralda pelo efeito do carbonato de cálcio diluido nas águas. Esse conjunto mágico faz com que as Grutas, Cavernas, Rios e Cachoeiras de Bonito sejam de uma beleza indescritível, somente ao vivo para crer. A imagem a seguir é da caverna do Abismo Anhumas com incidência de raio de Sol refletindo na água do lago, onde se praticam a flutuação e o mergulho autônomo (scuba dive).
Abismo anhumas bonito ms

Há mais de 500 grutas e cavernas catalogadas na Serra da Bodoquena, mas somente algumas foram abertas ao turismo pelo IBAMA/CECAV porque é necessário cumprir a legislação e nem todos os proprietários de fazendas têm interesse no turismo ecológico. Os projetos de planos de manejo exigidos por lei são caros e burocráticos e também algumas grutas não são seguras para a visita. A foto abaixo é da Gruta de São Miguel.

Anúncios

Posted on 13/03/2014, in Bonito, bonito ms, Cavernas, Ecoturismo, ferias em bonito, ferias em bonito ms, hospedagem em bonito, lagos de águas cristalinas, mergulhar em bonito, Mergulho e Flutuação, mergulho em bonito, noticias em bonito, pacotes em bonito, Passeios de Bonito, Passeios em bonito, Turismo de Aventura, turismo em bonito, variedade de peixes em bonito, viagem para bonito and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: