Bonito(MS) e suas águas cristalinas

Não há como não usar o trocadilho: Bonito é realmente muito bonito. A natureza foi ímpar em suas atribuições, e os privilegiados são os turistas, que a cada ano descobrem, no Mato Grosso do Sul, a 278 quilômetros da capital do estado – Campo Grande – esse paraíso. As atrações vão da simples contemplação – que em Bonito ganha um novo sentido – à mais pura adrenalina, especialmente concebida para os adeptos dos esportes radicais.
Bonito fica na Serra da Bodoquena – que abriga a maior extensão de florestas preservadas do Mato Grosso do Sul – e possui o maior aquário natural de água doce do Brasil. As opções de diversão e aventura são inúmeras: banhos de cachoeiras, grutas de águas cristalinas, como a belíssima Gruta do Lago Azul, flutuação nas correntezas de rios como Sucuri, da Prata e Formoso, rafting, mergulho autônomo (com cilindros de oxigênio), trilhas de bike, rapel.

DSC01029
O santuário ecológico ainda preserva uma admirável diversidade de espécies animais e vegetais. O mais impressionante é observar a riqueza que habita o fundo de rios e lagoas. A visibilidade das águas da região, garantida pela alta concentração de calcário, que funciona como agente purificador, permite que o turista desfrute desse privilégio.
O sucesso do turismo em Bonito está intimamente ligado à preservação da natureza. Qualquer passeionesse santuário é acompanhado por um guia local registrado.

Nesse contexto, foram criados o Parque Ecoturístico da Bodoquena e o Projeto Vivo. O primeiro é uma iniciativa da ONG Instituto Peabiru de Ecoturismo e inclui passeios em canoas canadenses, mountain bikes, cavalos e trekking. Já o segundo, promove trekking, rafting no Formoso, passeios a cavalo e atividades especiais para crianças utilizando papel reciclado e reciclagem de lixo. Ambos são empreendimentos de lazer associados à educação ambiental e procuram mostrar como é possível aliar conservação da natureza, ecoturismo e geração de empregos.

História
Bonito tem uma população estimada em 19 mil habitantes. Devido à presença de extensas propriedades rurais que criam gado, a pecuária tem um papel importante na região. Mas o que movimenta a economia mesmo é o turismo, que traz cerca de 150 mil pessoas por ano para cá, sendo responsável por aproximadamente 60% dos empregos gerados.
Para hospedar toda essa gente, Bonito ampliou sua infra-estrutura. São cerca de 80 hotéis e pousadas dos mais diferentes níveis. Possui também restaurantes que oferecem desde refeições rápidas até pratos a base de peixe e carne, inseridos na culinária regional.
Atrações

Gruta do Lago Azul: Após uma descida de 120 m, depara-se com um lago de água intensamente azulada, com a profundidade estimada de 90 m. Os raios solares infiltram-se no lago, originando um espetáculo de rara beleza.
gruta-azul-46658-2960-288

Aquário Natural: Neste aquário há uma visão de vários peixes ornamentais e plantas aquáticas. A flutuação é feita num percurso de 900 m. Não é necessário saber nadar, com a roupa de neoprene você flutua e desfruta dessa beleza natural.

Rio da Prata: Uma hora de caminhada em trilha na mata virgem, acompanhando o Rio da Prata até sua nascente. De lá inicia-se um mergulho superficial com máscara e roupa de mergulho, podendo observar fauna e flora subaquáticas, incluindo Dourados e Pintados que nadam tranqüilos nas águas cristalinas.
Rio da Prata-Snorkeling-Daniel De Granville

Rio Sucuri: O Rio Sucuri tem 2 km de descida, onde você desce por toda correnteza em suas águas cristalinas com bonita vegetação subaquáticas e peixes variados.

557144_243033669178450_1930696486_n
Rio do Peixe: Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, um dos cenários mais bonitos da região, passando por uma trilha de aproximadamente 1,5 km. Você pode conhecer várias cachoeiras e piscinas naturais.

Passeio de bote no Rio Formoso: O passeio pelo Rio Formoso é feito em botes de borracha num percurso de 7 km até a Ilha do Padre passando por 3 cachoeiras. Nas margens do rio você será acompanhado por macacos e pássaros.

bote rio formoso

Balneário Municipal: As águas cristalinas do balneário permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados, mas a pesca é rigorosamente proibida.
Balneario Municipal bonito ms

Abismo Anhumas: Onde pode ser feito rapel de 72 m até um lago do tamanho de um campo de futebol, de águas cristalinas e cones submersos de 16 m de altura. Neste local se pratica mergulho livre ou autônomo. Nas partes secas há vários salões e espeleotemas para serem admirados.
Abismo anhumas bonito ms

Saiba mais sobre esse e outros passeios de Bonito(MS)
Agência Sucuri

Advertisements

Posted on 05/12/2013, in Bonito, bonito ms, Ecoturismo, ferias em bonito, ferias em bonito ms, Grutas e cavernas, mergulhar em bonito, Mergulho e Flutuação, mergulho em bonito, mergulho no abismo anhumas, mergulho no rio da prata, mergulho no rio formoso, noticias em bonito, Novidades, Passeios de Bonito, Passeios em bonito, Turismo de Aventura, turismo em bonito, turismo no pantanal, viagem para bonito and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: