Mergulho atrai turistas estrangeiros para o Brasil, Bonito é uma das preferências

mergulho com cilindro
De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), a aventura é o segundo principal motivo de viagens feitas a lazer por estrangeiros no país (21,3% da preferência dos visitantes).

Em primeiro lugar está a procura por sol e praia (64,2%), de acordo com o último Estudo da Demanda Turística Internacional.

“O turismo de mergulho é uma atividade em consolidação, mas com potencial para se tornar uma das principais referências do turismo ligado à natureza”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

A idade média do viajante aventureiro é de 34 anos e o tempo médio de viagem de aventura é de 7,5 dias, de acordo com dados da Adventure Roundup Research / Adventure Travel Trade Association.

O atributo natureza vem ganhado importância não só no Brasil, mas também em outros países. De acordo com o relatório de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em recursos naturais.

Além do mergulho em águas marinhas, o esporte também pode ser praticado em lagoas, como as de Abismo Anhumas e Rio Formoso, em Mato Grosso do Sul. Para todos os casos, no entanto, é necessário fazer um curso e um mergulho experimental acompanhado por profissional da área. Mas se a ideia é praticar o mergulho sozinho, é preciso dedicar-se a aulas teóricas e exercícios práticos em piscinas ou águas abertas.

Há escolas de mergulho em todo o País. O ideal é procurar as que oferecem certificação de entidades reconhecidas internacionalmente, como o Padi (Professional Association of Diving Instructors ou Associação Profissional dos Instrutores de Mergulho, a maior certificadora de mergulho do mundo) ou o PDIC (Professional Diving Instructors Corporation ou Corporação dos Instrutores Profissionais de Mergulho).

Confira alguns roteiros de mergulho no Brasil:

Abismo Anhumas (MS): É uma caverna localizada a 23 km de Bonito (MS). É preciso descer 72 metros de rapel para atingir um lago de águas cristalinas, com 80 metros de profundidade. Quem tem certificação pode fazer mergulho com cilindro.

Rio Formoso (MS): O mergulhador vê de perto a formação calcária e os peixes da região, principalmente o piraputanga e o curimbatá. A profundidade é de 5,5 metros. Rio Formoso fica a seis quilômetros do centro de Bonito (MS).

Rio da Prata (MS): Quem não tem certificação pode mergulhar nas águas cristalinas do Rio Prata, acompanhado por um condutor profissional. Lá é possível ver, a uma profundidade de até oito metros, uma variada quantidade de peixes, como cacharas, pacus, curimbatás, pintados, piraputangas e dourados.

Lagoa Misteriosa (MS): A profundidade desse lago, como o nome já diz, é um mistério: um mergulho exploratório já alcançou 220 metros, sem que o fundo fosse avistado. Mergulhar com cilindros permite ver os paredões rochosos, a vegetação subaquática e cardumes de pequenos peixes.

Fernando de Noronha (PE): Ilha localizada no Oceano Atlântico, a 360 km da costa brasileira. São 21 ilhas e ilhotas com os melhores pontos de mergulho do Brasil, com visibilidade que chega a 50 metros em alguns pontos. A diversidade de espécies marinhas faz com que o praticante se sinta em um grande aquário, com tartarugas-marinhas, golfinhos, diversos tipos de peixes, corais. A entrada de turistas é controlada, com pagamento de taxa ambiental por tempo de permanência.

Guarapari (ES): Litoral Sul do Espírito Santo, conhecido como um dos mais belos trechos do litoral sudeste do Brasil. Uma movimentação traz para a superfície águas profundas do oceano e desenvolve vida marinha no entorno da ilha. O mergulhador também pode visitar naufrágios, como os do Beluccia e do Victory 8B. A visibilidade é de cerca de 10 metros durante o ano e, no verão, pode atingir 15 metros.

Naufrágio Rosalinda (BA): Localizado no Arquipélago dos Abrolhos, a 70 km da costa, mergulhadores podem visualizar o cargueiro italiano que afundou em 1955. Os sacos de cimento que estavam em seu porão continuam intactos, a 20 metros de profundidade. O casco está coberto de corais-de-fogo. Para entrar no navio é necessária certificação avançada.

Fonte: Bonito Informa

www.agenciasucuri.com.br

Anúncios

Posted on 12/10/2013, in Bonito, bonito ms, Cavernas, Ecoturismo, ferias em bonito, lagoa misteriosa, Lagoas, lagos de águas cristalinas, mergulhar em bonito, Mergulho e Flutuação, mergulho em bonito, mergulho na baia bonita, mergulho no abismo anhumas, mergulho no rio da prata, mergulho no rio formoso, noticias em bonito, Novidades, Passeios de Bonito, Passeios em bonito, Turismo de Aventura, turismo em bonito, viagem para bonito and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: