Yellow Magazine: Bonito(MS), o paraíso brasileiro

A nossa dica para uma viagem inesquecível nestas férias é um dos lugares mais lindos do Brasil. Onde é possível fazer mergulhos em águas cristalinas ao lado de cardumes de várias espécies; visitar grutas e formações rochosas que mais parecem cenários de filmes; contemplar a beleza de pássaros e animais exóticos que só vimos no zoológico; fazer rapel; tomar banho de cachoeira e muito mais.

Essa cidade agraciada pela natureza é Bonito. Que está localizada em uma região de belíssimas riquezas naturais, no centro oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, chamada Serra da Bodoquena. Considerada a capital do ecoturismo no Brasil ela encanta por suas lindas paisagens formadas por rochas calcárias, nascentes de rios cristalinos, fauna e flora abundantes.

Bonito está estruturada e pronta para receber os turistas do Brasil e do mundo. Tem opção para todos os gostos e bolsos, desde campings, pousadas e hotéis. Também oferece uma rica gastronomia local com seus restaurantes, bares, lanchonetes, confeitarias e panificadoras. E por fim, não faltará oportunidade para trazer uma linda lembrança passando pela variedade de ateliês e lojas de artesanato local.

O Parque Nacional da serra da Bodoquena

A Serra da Bodoquena constitui destacada unidade de relevo localizada na porção centro-sul do Estado de Mato Grosso do Sul, e abrange os municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho. Não se trata de uma serra propriamente dita, e sim de um planalto com escarpa voltada para o Pantanal.

O contínuo trabalho da erosão, ao longo de centenas de milhões de anos, cuidaram de dar a forma atual do planalto, mais conhecido como Serra da Bodoquena, onde se situa o município de Bonito. A paisagem é diferente. Nela se desenvolveram imensas cavernas e os seus rios são de águas de incrível transparência.

A natureza na região é privilegiada. E não são apenas os aspectos geológicos que chamam a atenção dos turistas. A flora é exuberante e o visitante tem oportunidade de observar uma diversificada fauna.

Dentre as grutas se destaca a Gruta do Lago Azul. No fundo desta há um lago subterrâneo de mais de 50m de profundidade, que atinge coloração azul intensa com a incidência dos raios solares que penetram pela sua grande entrada. Inúmeras cavidades subterrâneas submersas fazem de Bonito o paraíso do espeleomergulho, atividade que vem atraindo mergulhadores de diversas partes do mundo.

Natureza e Aventura

Bonito oferece os mais diversificados passeios. Tem para todos os gostos. Para você que não tem medo de cobras pode conhecer o Projeto Jibóia. Que consiste numa visitação turística e educação ambiental com a comunidade local. Trabalho de desmistificação das serpentes. Para apresentar um pouco sobre estes animais, seu comportamento e suas características.

Para quem curte o Ecoturismo anota aí os pontos que são paradas obrigatórias: Baía Bonita – Aquário Natural e Trilha dos Animais; Boca da Onça; Ecotur; Buraco das Araras; Cachoeiras do Rio do Peixe; Estância Mimosa; Fazenda Ceita Corê; Flutuação no Bonito Aventura; Gruta do Lago Azul; Parque Ecológico Rio Formoso; Parque das Cachoeiras; Recanto Ecológico; Rio da Prata e o Rio Sucuri.

Se você é daqueles que tem o espírito mais aventureiro o destino então é, o Abismo Anhumas: o “Buraco”, como é tratado com muita intimidade por seus monitores, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se dizer, uma verdadeira viagem ao centro da terra – uma descida de 72 m em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar. Outra opção é o Bóia Cross: descida por cerca de 1000 metros de Rio Formoso em bóias individuais, num percurso de 40 minutos de água, curtindo a emoção de enfrentar três cachoeiras e duas corredeiras.

Agora se você quiser apenas curtir o por do sol, ficar de papo com os amigos, tomar uma cerveja e degustar o melhor da culinária regional debaixo da figueira a parada é a Praia da Figueira. Sim, a praia de Bonito é de água doce e transparente, com peixes, areia branca, bar molhado, pula-pula, flutuação, scotter, caiaques, biribol, vôlei de areia, frescobool e redário. Tudo acompanhado de muito sol e calor.

Algumas considerações importantes
Como cada passeio tem um número máximo de visitantes por dia, o ideal é efetuar as reservas com antecedência. Todos os passeios são pagos. Estes valores variam de R$ 20,00 a R$ 165,00. Para a prática de rapel e mergulho autônomo, os preços são maiores. Nestes valores não estão incluídos o transporte até o passeio.

Qualquer reserva para os passeios deverá ser efetuada numa agência de turismo local. A agência se responsabilizará pelas reservas, contratação do guia de turismo que irá acompanhá-lo e emitirá uma autorização para realização do seu passeio.

Conforme lei municipal, para visitação dos atrativos turísticos de Bonito é obrigatório o acompanhamento do guia de turismo local credenciado pela EMBRATUR e cadastrado na prefeitura.

O calçado ideal para a realização da maioria dos passeios é o tênis. Para a realização dos mergulhos autônomos é obrigatório ter curso de mergulho. O protetor solar e o repelente não poderão ser utilizados em alguns atrativos para a conservação das águas e peixes. Todas as estradas que dão acesso aos passeios são de terra. As agências de turismo da cidade oferecem serviço de locação de carros e vans. As condições atmosféricas podem impedir ou dificultar a realização de alguns passeios. O que levar: além de muita disposição, são indispensáveis roupa de banho, boné ou chapéu de palha, mochila, tênis, camisetas, shorts, moletom, capa de chuva, protetor solar, repelente, máquina fotográfica, câmera filmadora e agasalho no inverno.

É possível, e de maneira mais cômoda, chegar em Bonito, para quem vêm por Campo Grande, ou outras cidades do Estado, através de serviços locados de transporte (vans). Em Bonito, várias empresas efetuam este serviço, inclusive transportes in/out rodoviária e Aeroporto Internacional de Campo Grande, e itinerários que levam aos pontos turísticos de Bonito e região. Operadoras e agências de turismo locais oferecem orçamentos dos serviços.

Endereço da matéria Yellow Magazine: http://www.yellowmagazine.com.br/?p=4371
Fonte: Yellow Magazine – Turismo

Posted on 18/07/2012, in Bonito, bonito ms, Cavernas, Ecoturismo, ferias em bonito, ferias em bonito ms, gruta lago azul bonito ms, Grutas e cavernas, Lagoas, lagos de águas cristalinas, mergulhar em bonito, Mergulho e Flutuação, mergulho em bonito, mergulho na baia bonita, mergulho no abismo anhumas, mergulho no rio da prata, mergulho no rio formoso, noticias em bonito, Passeios de Bonito, Passeios em bonito, Turismo de Aventura, turismo em bonito, viagem para bonito and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: