Ave símbolo de Bonito – Mato Grosso do Sul


No dia 23/03/2009 o udu de coroa azul foi oficialmente declarado como a ave símbolo de Bonito e 07/08/2010 foi aprovado na Câmara Municipal de Bonito o Projeto de Lei que institui o dia 03 de outubro como o Dia Municipal das Aves, e do udu-de-coroa-azul.
O udu-de-coroa-azul é uma grande ave tropical que faz os seus ninhos em túneis em bancos de areia, colocando três ou quatro ovos brancos.
O udu-de-coroa-azul pode variar entre 41 e 46 cm e pesar 145 gramas. A cauda é bem longa e tem uma ponta em forma de raquete. Suas partes superiores são verdes, a cauda inferior azul, e as partes de baixo são verdes ou possuem uma cor ferrugem. A cabeça possui uma coroa negra, com uma faixa roxa e azul. Daí o nome: Udu-de-coroa-azul. Ele também tem uma máscara negra, e a nuca é castanha. O seu cantar parece com o som de uma coruja. Eles se alimentam, geralmente, de insetos e lagartos, e também comem frutas.
Em poucos lugares ela e tão facilmente vista como aqui, Bonito/MS, podemos vê-la em todos os atrativos turísticos da cidade. É muito valorizado pelos observadores e o melhor, ainda não é símbolo de nenhuma cidade onde é registrada. Aqui o nosso udu não está ameaçado, pelo contrário, aqui ele encontrou seu verdadeiro hábitat.

Anúncios

Posted on 25/06/2012, in Bonito, bonito ms, Ecoturismo, noticias em bonito, Preservação da natureza and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: