Buraco das Araras em Bonito, contribui para a conservação da espécie.

As araras são um tipo de papagaios coloridos, pertencentes a alguns géneros da família Psittacidae. O grupo encontra-se num estado de conservação ameaçada, graças à caça furtiva devido à sua procura como animais de estimação, e principalmente, ao desaparecimento do seu habitat.

Arara Vermelha

As araras são capazes de articular sons imitando palavras humanas ou vozes de outros animais. São aves de fôlego curto, não cruzam longas distâncias, não voam muito. Mas são aptos a mover-se entre os ramos das árvores, graças ao formato do bico e de suas patas. O bico é robusto, em forma de gancho, e dos quatro dedos, dois dirigem-se para frente e dois para trás (pé zigodáctilo). A arara manipula o alimento com o pé.

Vivem aos bandos, nas florestas da América do Sul, onde é seu ambiente natural. Ao partir em busca de frutas, sementes ou brotos que constituem sua alimentação, emitem gritos estridentes, com grande alarido. Quando muito famintas, chegam a devastar plantações inteiras.

No buraco das araras em Bonito, vivem cerca de 50 casais de araras vermelhas, que vivem e nidificam nas paredes de 110 metros de profundidade, que é um dos atrativos mais visitados do Mato Grosso do Sul, com mais de 6 mil turistas por ano.

A cerca de 10 anos, a área era de livre acesso e vinha sendo depredada, recentemente, o buraco das araras foi transformado em RESERVA PARTICULAR DE PATRIMÔNIO NATURAL. Desde então, as visitas passaram a ser monitoradas e, com um grande trabalho de conscientização ambiental, as aves voltaram a viver e fazer seus ninhos no local, onde se sentem seguras.

Já pensou conhecer mais e ver pessoalmente várias araras em seu habitat natural?? Venha para Bonito com a Agência de Turismo em Bonito Sucuri e conheça o Buraco das Araras.

Buraco das Araras, Bonito/MS

Advertisements

Posted on 22/11/2011, in Bonito and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: