15 razões para conhecer Bonito

Rios de águas cristalinas, cachoeiras e piscinas naturais paradisíacas, grutas conservadas que escondem algumas das maiores belezas naturais do Brasil, povo hospitaleiro, comida boa, hotéis e pousadas aconchegantes. Bonito é, sem dúvida, um dos lugares mais perfeitos do Brasil.

Não é à toa que todos os anos turistas do mundo inteiro vão ali para ficar em contato constante com a natureza, se divertir e relaxar. Se você ainda tem dúvidas se vale, realmente, a pena dedicar alguns dias – ou semanas – nesse paraíso no Centro-Oeste brasileiro, confira algumas dicas. Depois, é só arrumar as malas e ver como Bonito é até um adjetivo modesto para as belezas desse lugar.

1- Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil

Passeio de bote pelo rio Formoso

Já são incontáveis as vezes que Bonito foi eleito o melhor lugar do Brasil para se fazer ecoturismo. Isso sem falar dos prêmios como destino de aventura. E são todos merecidos. A cidade tem ótima infraestrutura para quem gosta do contato com a natureza. São trilhas no meio de matas e florestas, banhos de cachoeiras, mergulhos em águas cristalinas, passeios de bicicleta e aventuras em rios e corredeiras. Além das paisagens, que já ajudam muito, os cuidados e preocupações ambientais para manter toda essas belezas preservadas são levados a sério.
2- O rio Formoso é um dos rios de maior beleza cênica do mundo

O rio Formoso é o principal curso d’água de Bonito

Esse rio de águas cristalinas, cercado por muita mata e animais, faz um percurso de 100 km e garante boa parte das atrações de Bonito. Ao longo dele os visitantes podem presenciar cachoeiras e corredeiras que fazem a alegria dos aventureiros. Sem contar os trechos de águas calmas, boas para flutuar e nadar com a garotada. Um projeto de conservação e recuperação do rio, o “Formoso Vivo”, trabalha com agricultores do entorno para garantir a qualidade ambiental das águas.

3- Você pode flutuar em águas cristalinas

Flutuação no Aquário Natural

Máscara de mergulho, snorkel, roupa de neoprene e pronto. Você já está preparado para flutuar em algum rio calmo e tranquilo de águas cristalinas, onde se pode nadar na companhia de peixes e observar a água que brota do chão para seguir adiante e formar majestosos rios. Assim é a flutuação em Bonito, uma das atrações mais procuradas no cartão-postal brasileiro. Por não exigir preparo físico, a atividade é perfeita para todos os turistas que querem relaxar e curtir um momento silencioso e agradável com a natureza.

4- As cachoeiras crescem com o passar do tempo

Cachoeira da Estância Mimosa é uma das mais visitadas em Bonito

As cachoeiras de Bonito têm uma peculiaridade em relação a qualquer outra que você já conheceu: elas crescem ao longo dos anos. Isso mesmo, ainda que seja imperceptível em curto prazo, a solidificação do calcário presente na água faz com que as quedas aumentem um pouquinho a cada ano. Ou seja, além de exuberantes e perfeitas para banho, essas cachoeiras dificilmente vão desaparecer.

5- A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul está aqui

Os 156 metros de altura da cachoeira Boca da Onça faz dela não só a maior queda d’água do Mato Grosso do Sul, mas uma das maiores belezas naturais do Brasil. Além de se refrescar nas piscinas naturais que a cachoeira forma, os turistas mais aventureiros podem curtir um rapel de 90 metros de altura em negativo, que proporciona uma vista única ao cânion do rio Salobra. Este é considerado o maior rapel de plataforma do país e ponto de parada obrigatório para quem curte muita adrenalina.

6- A gruta do Lago Azul é uma das maiores cavidades inundadas do planeta

A gruta do Lago Azul é um dos principais atrativos de Bonito

Se você perguntar a qualquer guia turístico de Bonito qual é o principal cartão-postal da região, provavelmente ele dirá “a gruta do Lago Azul”. A imagem já se eternizou como símbolo de Bonito. Suas águas azuis escuras são fascinantes. Há quem diga que a cor é pura ilusão de ótica por causa dos raios solares que entram na gruta repleta de estalactites e estalagmites. O enorme lago tem 90 metros de profundidade e faz da gruta uma das maiores cavidades inundadas do mundo.

7- A Serra da Bodoquena

Apesar do nome, a paisagem exuberante que cerca a cidade de Bonito não é uma serra, mas um enorme planalto que cruza os municípios de Jardim, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho e garante um dos cenários mais belos do Brasil. Desses imensos paredões surgem cachoeiras que fazem a alegria dos amantes do rapel, além das matas que proporcionam incríveis trilhas no meio da natureza. Aqui também passa o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma das primeiras áreas federais de preservação no estado do Mato Grosso do Sul.

8- Bonito é o paraíso do mergulho autônomo

Mergulho na Lagoa Misteriosa

Os amantes do mergulho autônomo e, principalmente, do mergulho em cavernas, encontra em Bonito um dos melhores lugares do mundo para essa prática.

Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas e Gruta do Mimoso são alguns dos nomes famosos que fazem a alegria dos mergulhadores, que passam horas se dedicando a desvendar as águas azuis cristalinas da Serra da Bodoquena.

A atividade é ideal para quem quer esquecer o resto do mundo. Mas, atenção, a maioria dos mergulhos autônomos em Bonito exige certificações de mergulho dos visitantes.

9- Hospedagem para todos os gostos e bolsos

Resorts, hotéis, pousadas na cidade ou no meio da mata, campings e albergues. O que não falta em Bonito são boas opções de hospedagem que atendem aos mais variados perfis de visitantes. São desde acomodações cinco estrelas até modestos e baratos albergues com quartos compartilhados. O mais importante é que todos proporcionam o contato do turista com o que há de melhor em Bonito e ainda garantem um banho quente e uma cama gostosa para descansar depois de um dia de muitas aventuras.

10- Preocupação ambiental por toda parte

Os ambientalistas de plantão vão encontrar em Bonito um lugar perfeito. Afinal, é muito comum por aqui encontrar projetos de conservação, preservação e educação ambiental para adultos e crianças. Tudo isso para cuidar que Bonito continue sendo o paraíso que é. Na maioria das propriedades particulares que recebem turistas é possível conhecer projetos que vão desde a recuperação da fauna e da flora até a geração de emprego e renda para comunidades tradicionais da região.

11- Bonito está pertinho do Pantanal

Apenas 127 km separam Bonito do Pantanal sul-mato-grossense

Quem gosta de curtir ao máximo as férias e conhecer vários lugares em uma única viagem vai amar essa informação: Bonito está perto do Pantanal sul-mato-grossense, o que pode garantir mais fotografias e descobertas em uma única temporada pela estrada. Ao todo são 127 quilômetros que separam Bonito da maior planície alagável do mundo. Um convite e tanto para ficar mais um tempinho no Mato Grosso do Sul.

12- No fim de tarde, as pessoas se reúnem para tomar tereré

A famosa erva-mate gelada é considerada uma das rainhas da gastronomia local, muito influenciada pelo país vizinho, o Paraguai. É comum no começo do dia ou no meio da tarde encontrar moradores locais reunidos numa boa prosa e compartilhando a cuia com o tereré, como a bebida é chamada por aqui. Aproveite a hospitalidade bonitense e experimente esse ritual tão tradicional da região.

13- Você pode trazer a criançada

Crianças se divertem nas águas do rio Formoso

Há quem pense que Bonito é muito radical e só tem opções para adultos e amantes dos esportes de aventura. Puro engano. A cidade também tem atrações perfeitas para as crianças, como trilhas na mata e banhos de rio e em piscinas naturais. Alguns hotéis têm, inclusive, programação específica para essa faixa etária. O Parque Ecológico Baía Bonita, por exemplo, é um dos destinos mais queridos da garotada, com cama elástica flutuante dentro d’água e um museu de história natural.

14- Os restaurantes servem carnes bem exóticas

Quem gosta de experimentar comidas exóticas vai encontrar, literalmente, um prato cheio em Bonito. É comum por aqui achar nos cardápios opções de carnes de jacaré, javali e javonteiro, uma espécie de porco do Pantanal. A cozinha de Bonito é muito influenciada pela gastronomia pantaneira e paraguaia. Quem curte pratos menos excêntricos, pode se deliciar com os peixes típicos do Mato Grosso do Sul, como pacu, dourado e pintado.

15- Você pode vir somente para descansar


Se você acha que Bonito se resume em aventuras e atividades o dia inteiro, pode mudar de opinião. O lugar também é perfeito para quem quer apenas descansar. Sombra fresca, ar puro, muita natureza e silêncio são alguns dos ingredientes que garantem a tranquilidade de quem precisa relaxar por alguns dias. Alguns hotéis e pousadas oferecem pacotes para quem vem nessa pegada e oferecem serviços como banhos especiais e massagens.

Fonte: http://turismo.ig.com.br

Venha conhecer Bonito com a Agência de Turismo em Bonito Sucuri.

 

 

Advertisements

Posted on 04/11/2011, in Bonito and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: