Grutas de são Miguel, um marco histórico em Bonito

As Grutas de são Miguel possuem, aproximadamente, 270 metros de extensão, distribuídos em uma área de 3.149 m2, é uma cavidade seca, formada através da dissolução de rochas calcárias do período pré-cambriano. Essas rochas datam de cerca de 650 milhões de anos atrás e pertencem ao grupo Corumbá.

Localizadas no  Parque Ecológico da Reserva Natural do Vale das Anhumas, a apenas 12km de distância do centro da cidade de Bonito, as surpresas começam logo na chegada ao Centro de Visitantes, um verdadeiro marco arquitetônico, onde os turistas são recebidos em um ambiente aconchegante e confortável, com bar e mirante, com visão panorâmica de toda a região. Os visitantes também recebem orientações através de palestras e vídeos ilustrativos, onde se destacam, não só as belezas da região, como também aspectos históricos e ecologicamente importantes. O acesso à gruta é feito por uma emocionante trilha suspensa, com mais de 200 metros de extensão, por entre as copas das árvores, que conduz os visitantes até a entrada da caverna, com pausas para observações e explicações sobre os elementos da região. O trajeto também pode ser feito, opcionalmente, em um carro elétrico (não poluente) até a entrada da gruta.

Já dentro da caverna, os turistas desfrutam de uma visão incontestável. Formações calcárias só encontradas aqui transpiram os mistérios e revelam parte da história do local. Por ser uma cavidade seca o visitante tem o diferencial de caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites, travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos, além da beleza da coruja suindara e das espécies de morcegos que habitam na caverna.

O passeio às Grutas de São Miguel, além de suas belezas, oferece uma das melhores e mais avançadas infra-estruturas de visitação de cavernas do Brasil. A cavidade principal mostra uma grande variedade de espeleotemas de formas curiosas – estalactites, estalagmites, ninhos e corais de calcário esculpidos pela natureza durante milhões de anos. Por ser uma cavidade seca, cujo processo de evolução se encerrou há muito tempo, constitui-se numa atração única na região.

Isso é a Gruta de São Miguel. Um local que por si só, transpira um pouco da história de região. Visitá-la é como fazer uma viagem inesquecível ao coração desta terra, ao passado, e rever nossos ancestrais, e assim poder conhecer um pouco mais da nossa origem e da própria história de Bonito.

Conheça as Grutas de São Miguel com a Agência de Turismo em Bonito Sucuri

Posted on 16/09/2011, in Bonito, Cavernas. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: