Turismo de aventura em Bonito inclui cachoeiras, cavernas e trilhas

Turismo de Aventura é em Bonito no MS

Turismo de Aventura é em Bonito no MS

Fernando Donasci

Considerada a “menina dos olhos” de Mato Grosso do Sul, a serra da Bodoquena, no sul do Estado, guarda belezas naturais encantadoras que atraem milhares de turistas em busca de diversão e paz. Há mais de 20 anos no caminho dos aficionados por turismo ecológico, Bonito é o grande responsável pelo fluxo de amantes da natureza.

Três horas e meia de viagem de carro conduzem o visitante de Campo Grande a Bonito, que, em uma primeira impressão, parece ser apenas um pequeno e pacato município. No centro da cidade, a sensação é de um lugar cheio de vida, mas de pouco contato humano, havendo apenas bonitenses (moradores da região). Isso porque os visitantes do local certamente estão ocupados com a enorme diversidade de atrativos naturais para todas as idades.

A riqueza da fauna e a beleza da vegetação, de diversos tipos e tamanhos, podem ser vistas por toda parte. Muitas espécies são raras e estão em extinção. A preservação do local é uma conquista da organização e da preocupação dos próprios moradores, que fazem do município um dos maiores pólos turísticos do país, atraindo pessoas do mundo inteiro.

Quase todos os lugares abertos para visitação são de propriedade particular e estão dentro de fazendas. Algumas desenvolvem apenas as atividades turística e de preservação natural. Outras procuram harmonizar a pecuária com o ecoturismo. A fragilidade ambiental da região motivou o controle do número de visitantes.

Em Bonito existem mais de 40 atrativos turísticos. Nos passeios de cachoeiras, o número de visitantes por guia varia entre 12 a 15 pessoas, com intervalo de 30 minutos para a saída de cada grupo. Nos de flutuação, o número diminui, variando entre oito a dez pessoas por guia, também com intervalo de 30 minutos entre cada grupo.

Os passeios podem ser mais ou menos radicais e mais ou menos familiares, mas, em todos, o turistas estará cercado de fauna e flora.

Um dos tantos passeios de aventura de Bonito tem início com uma caminhada de aproximadamente 1.800 m pela mata ciliar do Rio Formoso, contemplando árvores centenárias, rica flora e fauna locais. A seguir, vem a flutuação de aproximamente 2.200m no leito do Rio Formoso, onde os visitntes podem fazer apnéia e nadar durante o percurso. As descidas pelas corredeiras dão um toque de emoção ao passeio. É uma flutuação diferente, onde o visitante sentirá toda a liberdade do rio como se fosse um peixe.

Passeio de bote no rio Formoso em Bonito MSNo mesmo Rio Formoso, turistas que gostam de aventuras e esportes radicais tem uma opção de passeio em botes infláveis em um percurso de 6 Km que passa por três cachoeiras e duas corredeiras com uma parada para banho. O desembarque é na Ilha do Padre, onde é possível usufruir da infra-estrutura do local que possui vários decks e cachoeiras para banho, além de sanitários, vestiário, bar, lanchonete e restaurante. A lua cheia traz a emoção do passeio de Bote Noturno.

Assim, quando você chegar a Bonito, a primeira coisa a fazer é se dirigir a uma agência de turismo local para agendar seus passeios, pegar os respectivos “vouchers” e seguir para os diversos atrativos acompanhado de um guia de turismo. Aí você esquece tudo e o que vem pela frente é só diversão.

Confira os principais pontos turísticos de Bonito clicando aqui.

Anúncios

Posted on 10/08/2011, in Bonito, Turismo de Aventura and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 1 Comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: