Aguçando a sensibilidade nas grutas de Bonito

Espeleologia é a ciência que estuda as cavernas. Ela visa também possibilitar um contato mais estreito com a natureza através de passeios guiados a trilhas e cavernas onde são utilizados serviços de guias especializados para que a atividade se desenvolva da forma mais segura e proveitosa possível, dando ênfase à preservação ambiental e ao auto-conhecimento. No interior desse novo mundo todas os nossos sentidos são “treinados”. Dali saímos com a sensibilidade mais aguçada vindos de um mundo onde a luz é exceção, voltando para outro onde muitos desses nossos sentidos quase nunca são exercitados.

Cavernas e grutas são atrações mais do que especiais na programação oferecida ao turista em Bonito. Além de formas curiosas que descem do teto, algumas cavernas possuem lagos em seu interior. Em geral são escuras e servem de abrigo para pequenos animais, como os morcegos.

Há todo um esquema de orientação e acompanhamento aos turistas interessados em visitar as cavernas e grutas. Além da preocupação com a segurança, é preciso saber caminhar no interior de uma caverna sem causar danos à natureza.

Em Bonito existem duas grutas para a realização de passeios. A Gruta do Lago Azul, com todo um potencial etnográfico, paisagístico e arqueológico, e a Gruta de São Miguel.

Gruta do Lago Azul
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás. Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos – desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

Gruta de São Miguel

Gruta de São Miguel em  Bonito

Gruta de São Miguel em Bonito

Uma dos melhores programas em Bonito é a visita às Grutas de São Miguel, situadas na Reserva Natural Parque Ecológico Vale Anhumas. O acesso as grutas é feito através de uma emocionante trilha pênsil com quase 200 metros de extensão, que permite caminhar por entre as copas das árvores no meio a mata virgem, levando o visitante até a gruta principal. Para quem preferir, há um carro elétrico pronto para conduzi-lo até a entrada da gruta.
É aí que começa uma aventura através de um mundo subterrâneo, cheio de surpresas e encantamento. A Gruta Principal mostra uma imensa quantidade de espeleotemas, formções calcáreas antiquissimas, e de uma variedade de formas impressionante. Suas trilhas trazem novas surpresas a cada passo.

A agência de turismo Sucuri oferece diversas opções de passeios e hospedagem em Bonito.

Os passeios nas principais grutas de Bonito são alguns dos mais procurados pelos turistas.

Anúncios

Posted on 10/08/2011, in Cavernas, Grutas e cavernas, Passeios de Bonito and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: