Saiba um pouco sobre as principais atrações de Bonito

Bonito está na Serra da Bodoquena, que na verdade é um planalto, devido a sua baixa altitude. A Serra nasce no Paraguai e chega até o Pantanal Mato-grossense. A forte presença de calcário na região se deve ao fato de que ali, a milhares de anos, foi o fundo de um grande oceano, onde ficou depositado ao longo do tempo, algas, carapaças, animais aquáticos que tinham carbonato de cálcio e magnésio em sua formação. Isso resultou em um relevo riquíssimo em calcário e facilitou também a formação de suas cavernas, pois o calcário foi sendo dissolvido pela água durante milhões de anos de infiltração, resultando em uma grande obra de arte do tempo e da natureza. As mais conhecidas e visitadas grutas de Bonito são a do Lago Azul, com sua beleza reproduzida em fotos e postais mundo afora, e a de São Miguel, ambas bem próximas.

gruta do lago azul bonito
A beleza da gruta do Lago Azul é fascinante, quando bem ao fundo da caverna se encontra um lindo lago de águas cristalinas que, devido reflexo da tonalidade azul dos raios do sol que incidem sobre água, fica com uma tonalidade azulada única. Aberto apenas para visitação monitorada, pesquisas feitas no fundo do lago descobriram um fóssil de tigre dente de sabre e de uma preguiça gigante, que se encontram em suas profundezas até os dias de hoje. De novembro a janeiro, das 8h30 às 9h, a luz do sol chega até o fundo da caverna, iluminando o lago e fazendo um terceiro cenário, o mais belo.

Diante de tantos atrativos de real beleza, poderíamos elencar alguns, cada um com sua atração específica, com sua beleza particular. Um bom passeio é a flutuação no rio Sucuri, considerado o rio com água mais cristalina do mundo, situado na Fazenda São Geraldo, a 17km do centro de Bonito. A fazenda tem um belo receptivo, com piscina, loja de artesanato, bar e restaurante, armários guarda-volumes, e passeios opcionais como cavalgada e bike tour. Os equipamentos para flutuação oferecidos pela fazenda são: roupa e bota de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel.

rio sucuri
Com uma caminhada de aproximadamente 500 metros na mata ciliar, chega-se às nascentes do rio, que ficaram conhecidas após filmagem para a novela Alma Gêmea, da Rede Globo. No fundo das nascentes do rio, vê-se a água borbulhando, em um cenário de beleza e paz, tingido por um tom azulado da água e do fundo do rio. No grupo eufórico de turistas em que estava, ao chegar diante da beleza das nascentes, foi tomado por uma súbita serenidade, quando o silêncio contemplativo tocou a todos. Foi uma sensação muito forte traduzida no silêncio de cada um de nós. Durante a trilha, o visitante pode apreciar a fauna e flora local e fazer paradas em mirantes para observação das várias nascentes.

A flutuação em aproximadamente 1,8km, quando se é mansamente levado pela correnteza do rio, que permite ao visitante apreciar a beleza da flora subaquática , que são verdadeiros jardins submersos, tendo a presença de cardumes de variados peixes em variados tamanhos, de ariranhas, cobras sucuris, e se o turista estiver com sorte, até de antas.

Assim como o passeio do rio Sucuri, todos contam com uma boa estrutura e acompanhamento de guias de turismo, o que chega a ser louvável. Nessa forma de passeios de flutuação, a cidade ainda oferece os seguintes atrativos: Aquário Natural, Parque Ecológico Rio Formoso, Bonito Aventura e Recanto Ecológico Rio da Prata. Para passeios de aventura, os mais indicados são: Bóia Cross; bote no rio Formoso e arvorismo no Hotel Cabanas. Mergulhos com cilindro de oxigênio: Mergulho no rio da Prata; mergulho no rio Formoso; mergulho no Abismo Anhumas. Descida de rapel – rapel Boca da Onça e rapel no Abismo Anhumas. Cachoeiras: Ceita Corê – do tupi-guarani “terra de meus filhos” – Parque das Cachoeiras; Boca da Onça Ecotour; Estância Mimosa e Cachoeiras do Rio do Peixe.

Bonito ainda tem os balneários, que são atrações mais sofisticadas, sem o brilho da natureza pura e preservada como se vê em toda parte. Assim encontramos o Balneário do Sol; Ilha do Padre e Praia da Figueira.

Quando se vai de um passeio para o outro, se vê ao longo do caminho, bandos de araras, revoadas de várias espécies de pássaros, seriemas, tucanos, lobinhos, entre muitos animais e pássaros da região.

Conheça nossos pacotes de passeios!

Fonte: Msn Notícias

Anúncios

Posted on 14/07/2011, in Bonito, Ecoturismo, Pantanal, Passeios de Bonito, Passeios em bonito and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: