Mergulho em águas subterrâneas é radical, mas tem que ser seguro

O Brasil é um lugar privilegiado para um tipo especial de mergulho – aquele feito em águas subterrâneas. São mais de 3.000 cavernas catalogadas, muitas delas com lagos e rios.  Em Bonito, em Mato Grosso do Sul, as principais são a Gruta do Mimoso, a Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa, que estão entre as mais espetaculares do país. Os cuidados com a segurança são severos. O turista é obrigado a fazer um curso específico de mergulho em caverna, que dura cerca de uma semana e custa 600 reais. Para se aventurar em certos trechos, exige-se experiência com mergulho a céu aberto. Ainda assim, só é permitido entrar na água em pequenos grupos acompanhados de guias licenciados pelo Ibama.

Caverna Lagoa Misteriosa em Bonito

Caverna Lagoa Misteriosa em Bonito

O esforço vale a pena. A Gruta do Mimoso fica a 35 quilômetros do centro de Bonito e é uma das mais populares. O visitante consegue mergulhar a uma profundidade de 18 metros e, lá no fundo, nadar entre formações calcárias de 8 metros de altura. O único acesso para a Abismo Anhumas, a 23 quilômetros de Bonito, é por meio do rappel – ou seja, é preciso descer paredões pendurado em uma corda. A descida até a superfície do lago é de 72 metros. O acesso para a Lagoa Misteriosa é feito por uma escadaria de 100 metros de altura. “O mergulho não é difícil, mas requer autocontrole e tranqüilidade, principalmente porque há alguns trechos sem luz”, diz Alexandre Glauco Selhorst, engenheiro paranaense que mergulhou em Bonito neste ano. As visitas às cavernas de Bonito estiveram proibidas durante dois anos. “Além do problema da segurança no mergulho, havia a questão das pichações, do lixo e da depredação das formações rochosas”, explica Ricardo Marra, chefe do Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas do Ibama. Rosana Zakabi Fonte: Portal Bonito

Anúncios

Posted on 22/01/2009, in Ecoturismo, Passeios em bonito and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Gostei muito da matéria e o seu blog é um exemplo a ser seguido. Quero muito ir para Bonito um dia.
    O que acha de fazermos uma parceria de troca de links?

    Visite meu Blog.

    http://ecoturismoesustentabilidade.blogspot.com/

    Abraços

  2. Gostei lec ‘ parabéns .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: