Uma terrra chamada Bonito

Há muito tempo encontrei no jornal português Diário de Notícias um texto sobre Bonito, escrito por José Manuel Barroso. É muito bom. Lá vai:

UMA TERRA CHAMADA BONITO

Fica no interior, no estado do Mato Grosso do Sul, entre o estado de S. Paulo e o Paraguai, e é a parte sul do Pantanal. Bonito é também o nome da cidade, uma pequena, animada e simpática cidade, que não se distingue por uma beleza particular. Mas em volta, gente, quanto lugar bonito, quanta aventura possível, quanto rio e cachoeira de águas como vidro, aves de cores contrastantes como pinturas, bichos do mato como o jacaré ou o tamanduá. Jacaré que flutua, por vezes, nos rios de Bonito dando repouso a borboletas gigantes de asas cor de fogo.

Bonito...

Bonito...

Bonito é uma das mais admiráveis região de turismo ecológico do Brasil. Do Brasil que os portugueses estão descobrindo como excelente (e barato) destino turístico – mas que não é só praia, não.

Vale a pena conhecer a região, mesmo antes de lá ir. Para isso, pode usar o Portal Bonito (www.portalbonito.com.br), uma excelente montra. Tem lá tudo, para primeiro contacto: como chegar; a cidade, mapas, fotos e eventos; turismo possível (aventura, expedição, passeios, videos; dicas de viagem (tudo o que é importante para quem vai); guia de agências, transportes, hotéis e pousadas, reservas, compras, gastronomia, onde curtir; gastronomia, folclore e artesanato. E mais.

Em qualquer época do ano se pode visitar Bonito. Mas, diz quem sabe, o ideal é entre os meses de Dezembro e Março. Na época das chuvas, «quando a vegetação está verde, os animais aparecem, pois têm alimento de sobra, o nível dos rios está alto e as cachoeiras estão caudalosas». Os preços são diferentes, consoante se está em alta ou baixa temporada. De Dezembro a Março, são mais elevados, é período de férias no Brasil. Mas não esqueça que preços altos, para brasileiro, é bem diferente para o cidadão que tem euros no bolso.

A permanência mínima ideal é de quatro dias, para que possa desfrutar de passeios e actividades variadas, Na alta temporada, convém agendar reservas e passeios com antecedência. No Portal Bonito tem informação de sobra sobre preços, de hotéis e de passeios. Verá que são muito em conta, para dinheiro europeu. Os passeios são feitos com guia diplomado, a aventura é apenas física e espiritual, não há problemas de segurança.

Experimente a via internet para adivinhar como é. Experimente ir. Depois diga se não foi um regalo, para quem gosta de turismo ecológico. Se naõ gostou de se banhar nas águas dos rios de Bonito, de deslizar em bóia nas cachoeiras do rio Formosinho, da gruta do lago Azul, do passeio numa fazenda, da culinária sertaneja. E da simpatia dos brasileiros.

Posted on 14/11/2008, in Ecoturismo, Uncategorized and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. Bonito é mesmo maravilhoso. Já citei em meu blog sobre MS.

    Dá uma olhada lá.

    Legal seu blog!

  2. Oi amigo

    Adorei o blog e ainda mais seus comentários nesse artigo “Uma Terra Chamada Bonito”. Todas as tres vezes que fui a esse paraiso maravilhoso foi com você, portanto me sinto previlegiado.
    Estarei lá em setembro, e dessa vez com “grandes” desafios, se é que me entende. Mas, a beleza do lugar vale o esforço.
    Abcs

  3. Oi Amaral
    Com certeza vale muito a pena. Bonito é maravilhoso.
    Se quiser saber mais sobre opções de passeios e hospedagem em Bonito conheça nosso novo site que acabamos de lançar: http://www.agenciasucuribonito.com.br.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: